top of page

Sobre encontrar propósito em todos os capítulos da vida

A história de uma mulher, que no seu momento de maior fragilidade, decidiu ser alicerce para outras mulheres.

Acredito que todos nós já questionamos o Universo em nossos momentos de dor. Afinal, "por quê?", "Justo comigo?" ou "Tudo de fato acontece por uma razão?". Esta é a história de uma mulher determinada, Simone Sarolli Preisner Braga Cortes, que foi muito além dos destes questionamentos.

Nosso encontro


Eu estava procurando uma instituição séria para destinar parte da venda do meu primeiro livro. Imaginei que seria algo fácil, mas antes de encontrar a Simone, confesso que cruzei com algumas decepções.


Infelizmente ter o título de instituição beneficente ou até mesmo ser uma ONG, não significa certeza alguma. Mas isso é assunto para outro momento.

Em minha busca, por sugestão de uma amiga querida, cruzei com a Simone. E aí, ainda que virtualmente, foi impossível não me surpreender e encantar com a história e trabalho dela e de toda sua equipe.

A dentista que abriu mão da sua profissão após a luta contra o câncer

A Simone enfrentou duas vezes o câncer. Uma delas com a filha ainda bebê. Na época, ela não se perguntou "por que Deus me deu todas essas pedras e me disse para nadar contra a corrente quando outros estavam em iates ou com colete salva-vidas?". Muito pelo contrário, ela passou pelo câncer de mãos dadas com Deus. Mais do que confiante, ela ouviu, no seu momento de maior fragilidade, Deus sussurrar um propósito especial em seus ouvidos.


Neste momento, eu percebo que a única forma de avançar é parar de perguntar “por quê”. Até mesmo porque o motivo sempre vem à tona na hora certa. Permanecer na fase do "por quê" é abdicar do papel de protagonista para assumir a condição de vítima, que em nada nos agrega.

A Simone não se vitimizou, mesmo passando por enorme desafio, acreditou que a sua resiliência e capacidade de ver e acreditar no bem eram infinitas.

Nasceu a Amor em Fios


O câncer ficou no passado. Ela venceu duas grandes batalhas, ciente da sua conexão com Deus e agora também de um novo propósito: a missão de trazer o Outubro Rosa para o interior do Paraná (fundou a Associação Cascavel Rosa em 2012 e através desta abriu mais de 25 campanhas de Outubro Rosa na região Oeste do Paraná) e se transformar em um alicerce para pacientes, em situação de vulnerabilidade econômica, que enfrentavam o câncer.


De acordo com o filósofo budista Thich Nhat Hanh, “o Buda chamou o sofrimento de uma verdade sagrada, porque nosso sofrimento tem a capacidade de nos mostrar o caminho para a libertação”.

Pois bem, depois de 26 anos atuando como Odontóloga, há 8 anos a carreira como dentista deixou de ser o foco e após a Fundação do Cascavel Rosa, há 4 anos, nasceu o Amor em Fios, fruto da sensibilidade da Simone, que viu no sofrimento um importante caminho a ser seguido.

Sobre a Instituição Amor em Fios

Nas palavras de Simone, que é a coordenadora da Associação: “Esse é um trabalho voluntário, que integra pessoas com diferentes habilidades, mas com o mesmo propósito, de estender a mão ao próximo”.

O projeto Amor em Fios foi literalmente a forma que Simone encontrou para ajudar pacientes em condição de vulnerabilidade econômica.


O projeto conta com bancos de perucas, que depois de confeccionadas são distribuídas, gratuitamente, a quem realmente precisa. Sabendo que nem todas as mulheres se adaptam à peruca, o projeto inclui a doação de lenços e turbantes, além de outros acessórios, como de próteses e mamarias externas e almofadas.


Amor em Fios conta também com sua versão dedicada as crianças, intitulada como Amor em fios Kids , nascida em 2018, com a confecção de perucas coloridas, inspiradas em princesas e heróis, feitas em lã e fios de crochê, que se ajustam confortavelmente na cabeça dos pequenos em tratamento de câncer. "Nossa missão é trazer magia para as vidas das crianças que lutam contra o câncer e inspirar o voluntariado a fazer diferença", diz Simone.


Nesta jornada, repleta de propósito, Simone conseguiu abrir vários bancos de perucas por todo o Paraná e também fora dele. E é neste ritmo que o projeto cresce cada vez mais, hoje com pontos de distribuição dos produtos nos principais hospitais de referência no Brasil, a exemplo de Belém do Pará, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória , São Paulo entre outros estados brasileiros.


Como disse o famoso psiquiatra suíço Carl Jung: “Eu não sou o que aconteceu comigo, sou o que escolhi me tornar”. Mais do que uma mulher que enfrentou o câncer, a Simone se transformou em empatia "ativa" por todos aqueles que estão hoje enfrentando a mesma luta que ela travou no passado.


E é com imensa alegria que farei parte, ainda que de forma singela, desta iniciativa maravilhosa. O projeto receberá 30% do valor arrecadado com a venda do meu livro "Momentos com Deus" - Reflexões para despertar baseadas nos Salmos. Então, isso quer dizer que você também pode fazer parte desta rede de empatia e amor ao próximo ao adquirir o seu livro. Topa?


Para mais informações sobre o projeto Amor em Fios entre em contato pelos telefones: (45) 99916-9716.


Para comprar o livro basta clicar no aqui!


Seguimos juntos.🙏🏼


E, não esqueça de assinar (no rodapé) a nossa newsletter para receber em primeira mão mais conteúdo.❤️


Suellen Trianda


Mãe esforçada, madrasta em treinamento, empreendedora teimosa, escritora de textões, apaixonada pelo Alê, mantida à base de chocolate, movida pela fé e pela busca de respostas para tudo que sentimos e pode ser explicado.


Ainda te vejo no meu Insta @suellentrianda

#caixaderespostas

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page