top of page

O Inimigo é a Raiva

Aqui no mundo, a raiva nunca é pacificada pela raiva. É pacificada pelo amor. Esta é a verdade eterna. Alguns não percebem que todos estamos indo para a morte. Aqueles que percebem isso irão harmonizar suas briga. Felizes nós que vivemos amigavelmente em meio aos inimigos. Entre os homens que odeiam, nós nos livramos do ódio. Eu  chamo de cocheiro o que retém a raiva que se levantou como se segurasse uma carruagem desviada. Os outros são os detentores de rédeas. Dhammapada, O Caminho da Verdade

Amar seu inimigo é fazer um novo amigo. Para os budistas a vida é uma interminável interligação – vida após vida – e prejudicar seu inimigo é fazer um inimigo pior. Eles acreditam que o inimigo retornará em outra forma de vida e atacará você ainda mais. Tornar-se iluminado, significa descobrir a força do amor e assim, tornar-se o melhor amigo de todos os seres sensíveis (inclusive, os inimigos).


Eu cresci com uma imagem de mim mesma como tendo um temperamento muito forte. Uma verdadeira ariana, justificativa que parecia me servir nos momentos de turbulência. Então, adquiri o hábito de criar emoções extremas para me defender dos ataques que encontrei no meu caminho.


Mais tarde, comecei a perceber o preço alto que se paga sobre a perda da paciência e os benefícios sobre o controle das emoções negativas. Ainda que com razoável consciência sobre as perdas e os ganhos, o desafio para optar pelo autocontrole permanece sendo diário. Sentir raiva ainda me parece tão humano e portanto exterminá-la é um desafio existencial.


Mas o que é “raiva”, afinal? É um vício mental que surge de um sentimento de fraqueza em uma situação em que algo está acontecendo e eu não gosto ou algo que eu gosto está sendo impedido de acontecer. Sua dependência vem de sua energia, que temporariamente me faz sentir mais forte. Biologicamente, é a famosa síndrome de luta ou fuga das glândulas supra-renais e do cortisol. É prejudicial, como uma substância viciante, porque eu estou ainda mais enfraquecido depois da correria, e geralmente pioro a situação agindo de formas inábeis no calor do momento.



Seguimos juntos.🙏🏼


E, não esqueça de assinar (no rodapé) a nossa newsletter para receber em primeira mão mais conteúdo.❤️


Suellen Trianda


Mãe esforçada, madrasta em treinamento, empreendedora teimosa, escritora de textões, apaixonada pelo Alê, mantida à base de chocolate, movida pela fé e pela busca de respostas para tudo que sentimos e pode ser explicado.


Ainda te vejo no meu Insta @suellentrianda

#caixaderespostas

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page