10 hábitos de pessoas altamente resilientes

E como você pode desenvolver essas habilidades


“Não me diga que o céu é o limite quando há pegadas na lua.”
- Paul Brandt

Não é por acaso que algumas pessoas são mais felizes e mais bem-sucedidas do que outras, mas afinal, o que elas fazem de diferente?

Elas fazem da resiliência e do bem-estar suas prioridades.


Uma mentalidade vencedora


Observe as palavras de Michele Sullivan, ex-presidente da Caterpillar, que nasceu com uma forma rara de nanismo, que criou muitos desafios em sua vida diária:


“Para você, quando um estranho abre uma porta pode significar uma gentileza. Para mim, é uma necessidade, já que na maioria dos edifícios que preciso entrar não há portas automáticas. Isso requer que eu peça muita ajuda e, quando finalmente aprendi a abraçar essa realidade, o universo respondeu com um apoio estrondoso. Onde antes eu havia visto obstáculos, mudei minha perspectiva e os vi como vantagens. Agora chamo isso de filosofia 'Olhando para cima' , e é como vivo minha vida a cada dia."

Michele está tão envolvida em visualizar vantagens que as suas perdas simplesmente não ganham enfoque.


Agora compare a perspectiva de Michele com a de Ralph, que entrou correndo em meu escritório, jogando a mochila no sofá e soltando palavrões. Quando perguntei qual era o problema, ele resmungou que precisava pagar meio milhão de dólares em impostos. Quando perguntei quanto ele ganhou no ano, ele murmurou casualmente: "Oh, cinco ou seis milhões." Ralph estava tão envolvido em sua perda que eclipsou seu ganho - um homem rico levando uma vida pobre.



Algumas pessoas nascem com a determinação de um leão, menos afetadas por situações estressantes e mais resistentes as mudanças. Outros são mais vulneráveis ​​as pressões cotidianas. Mas, independentemente de como você se comporta, é possível cultivar um estado de espírito resiliente, também conhecido como um código mental construtivo , cunhado por Carol Dweck, de Stanford.


Se você tem um código mental construtivo, considera o sucesso e o fracasso um pacote - como uma mão e uma luva, feijão e arroz, os lados opostos da mesma moeda - gêmeos, não inimigos. É um entendimento de que evitar o fracasso implica em evitar o sucesso. Então, para obter o que deseja, você reconhece que deve estar disposto a aceitar o que não deseja. Em vez de desistir, você aceita os obstáculos, contratempos e decepções - não importa o quão dolorosos, frustrantes, grandes ou pequenos - como oportunidades para crescer e aprender em vez de se sentir derrotado.


Quando a desesperança se instala após um revés, você diz a si mesmo que quer desistir, mas na verdade não quer. Você só deseja colocar fim na mágoa e na decepção, o que é compreensível. No momento, essa pode parecer a única opção, mas não é. Talvez você não tenha realmente falhado. Provavelmente, “fracasso” é como você chama quando não atende às suas expectativas, as coisas não saem da maneira planejada ou você simplesmente está atravessando um vale pelo qual todos passam antes de chegar à montanha do sucesso.


O fracasso é doloroso, mas também pode ser um ímpeto para continuar quando você possui as seguintes características:


10 hábitos de pessoas altamente resilientes


1. Cresça ciente de que, em algum momento, enfrentará rejeição e contratempos. Comprometa-se antecipadamente a enfrentar os confrontos que você encontrará pela frente.


2. Abandone o desejo de conforto e enfrente as dores do crescimento.


3. Esteja disposto a adiar a gratificação imediata a curto prazo para o cumprimento de seus objetivos a longo prazo.


4. Cultive a flexibilidade. Pense em você como um elástico que se curva e se estende até um certo ponto antes de saltar mais alto do que quando caiu.


5. Consulte a sua experiência anterior. Reflita sobre as vitórias do passado e as lições de superação já aprendidas. Observe quantas vezes você se fortaleceu em meio aos duros golpes da vida.


6. Identifique as inseguranças que têm impedido seu crescimento. Aproveite-as - em vez de fugir delas - canalize sua energia para desenvolver habilidades úteis que possam combater pensamentos, emoções e atitudes que te paralisam.


7. Fique longe da montanha-russa. Mantenha-se em paz a maior parte do tempo possível. Gerencie os altos e baixos de sua vida, tratando os altos e baixos igualmente. Comemore os altos, mas não os leve mais a sério do que os baixos.


8. Evite o efeito questionador negativo sobre acontecimentos. Essa atitude só enfraquece. Enfrente as decepções pegando a toalha que você gostaria de jogar e usando-a para limpar o suor do rosto. Depois pergunte o que você pode aprender e como pode crescer diante do ocorrido.


9. Pratique o diálogo interno positivo e o otimismo . Evite humilhações e críticas negativas. Em vez de se autoflagelar depois de um revés, dê a si mesmo afirmações positivas e incentivo para dar a volta por cima.


10. Segure-se quando cair. Depois de um revés ou situação desencorajadora, sua motivação se recupera mais rápido quando você se apóia com compaixão. Em vez de se chutar quando você está para baixo, fique do seu lado, deseje o melhor e seja sua líder de torcida conforme progride em seus objetivos.


Como manter sua zona de resiliência


Depois de ter esses hábitos em seu bolso, o resto é com você. Você começa a aceitar o fracasso como um trampolim essencial para o sucesso, você se dá permissão para cometer os erros necessários para chegar no lugar onde deseja. Quanto mais você aceitar o fracasso, mais oportunidades terá de aceitar o sucesso e se recuperar mais alto do que caiu. E toda vez que você falha - em vez de desistir - você faz o que todas as pessoas resilientes antes de você fizeram: pegue a toalha que deseja jogar, enxugue o suor da testa e planeje seu próximo passo para frente.


Seguimos juntos.


Suellen Trianda


Mãe esforçada, madrasta em treinamento, empreendedora teimosa, escritora de textões, apaixonada pelo Alê, mantida à base de chocolate, movida pela fé e pela busca de respostas para tudo que sentimos e pode ser explicado.

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